Algumas questões psicossomáticas influenciam o comportamento do intestino e temos, na prática clínica, que as mulheres são as mais atingidas por esses fatores: estresse, tensão, medo, personalidade fechada e introspecção, assim como excesso de rigidez e exigência consigo mesmo…
Algumas questões emocionais podem ser corrigidas com a psicoterapia, mas como estamos abordando aqui sobre Nutrição, vamos à uma dica muito boa para o funcionamento intestinal:
A introdução do Kefir!!
Já ouviu falar nele?? Ele é um organismo vivo que cultivamos em casa, fora da geladeira, num recipiente de vidro, dentro do leite (normalmente) e que contém vários tipos de probióticos em sua “composição”.
Ele é deixado no leite integral, e em 24h, aquele leite pode ser consumido e, dele, feito várias coisas, como sorvetinho, batidas com frutas, consumido como coalhada, requeijão e até iogurte grego. Podemos usar o Kefir também para fazer bolos, pães e molhos, mas quando aquecido, ele perde o seu teor de probióticos.
Para conseguir um pouco do kefir, você precisa achar algum conhecido seu que o tenha em casa e que possa lhe doar.
Ele dá um trabalhinho sim, pois temos que cuidar dele todos os dias, retirando o leite, lavando-o, adicionando uma nova quantidade de leite, mas vale a pena, pois não somente regula o intestino, mas a carga de probióticos que ele possui preserva a saúde intestinal e, de certa forma, podemos afirmar que melhora nossa imunidade e saúde de modo geral!
Vamos experimentar??