Todo ano é a mesma coisa!
Como nutricionista, muitas vezes me pego pensando:
“Por que será que as pessoas sempre cometem os mesmos erros; por que será que fazem sempre as mesmas coisas, esperando resultados diferentes?”
Mas resultados diferentes exigem atitudes diferentes. Alguma coisa precisará mudar para que se obtenha um resultado diferente daquilo que se já obteve ou do que já foi conquistado.
Simples assim!
É preciso que as pessoas deixem um pouco de lado as redes sociais onde os corpos do verão são esculpidos com muita rapidez e facilidade, e acordem para a vida real, onde, para que se possa obter resultados, será necessário, a cada dia, uma dose de motivação, de paciência, de força, de coragem e de disciplina para adentrar ao mundo da Reeducação Alimentar associada à prática diária de exercícios físicos.
Convém lembrar que o processo de emagrecimento se faz o ano todo, para que no verão o corpo já esteja acostumado à nova rotina de alimentação e exercícios, sem que isso lhe traga estresses desnecessários, tais como lesões, queda no sistema imunológico ou algum outro fator prejudicial que impossibilite o andamento positivo do processo de emagrecimento e manutenção do peso corporal (conquistado com tanto suor).
Como diz aquele ditado:
“O corpo do verão se constrói no inverno.”
Não existe milagre, o segredo é treinar e se alimentar corretamente para perder os quilinhos extras e, consequentemente, melhorar a composição corporal.
Como a dieta parte do princípio da Reeducação Alimentar, ou seja, “tudo pode, mas nem tudo me convém”, é necessário estar atento às opções de alimentos, e observar certas “regras” e horários; com bom senso e moderação, todos os alimentos podem estar no cardápio (talvez não diariamente), contanto que se aprenda o que vale a pena ou não comer.
Eu posso dizer que as pessoas mais felizes com seu peso corporal são aquelas que aprenderam esse conceito e o incorporaram, respeitando justamente o que eu considero mais importante na vida: O Equilíbrio. O equilíbrio entre a ingestão e o gasto, o equilíbrio entre os nutrientes consumidos e o que deles é absorvido, o equilíbrio entre os grupos de alimentos e as porções ingeridas, e o que eu considero muito importante, o equilíbrio entre o corpo e a mente!
Quem consegue entender esse processo e o incorpora em seu estilo de vida, atinge seu objetivo rapidamente e, consequentemente, controla e mantem o peso corporal com certa facilidade, além de uma vantagem inata: atinge um estado de tranquilidade, com redução da ansiedade, o que certamente contribui para manutenção deste “círculo virtuoso” que é estar bem consigo mesmo e com sua saúde.
Mens sana in corpore sano!
Drª Sâmia Keller Luccas
Nutricionista Clínica & Esportiva – CRN3 20382