Quando você pensa sobre alimentação, comer bem ou fazer dietas, ou alguém que possa orientar sobre o que comer para determinado objetivo, qual profissional lhe vem à cabeça?
Se você pensou Nutricionista, você acertou!!
E quando você pensa sobre emagrecer, dieta para definir, ou secar, dieta associada a treinamento esportivo, uso de suplementos, qual profissional lhe vem à mente?
Se você disse Nutricionista de novo, acertou!! Mas se pensou em algum outro “profissional”, errou feio!!
Vou esclarecer!
Quando seu objetivo é fazer uma alteração na alimentação para um determinado fim, o único profissional que está habilitado (de verdade) a fazer essa proposta com você e para você é o Nutricionista, sabe por quê?
Primeiro porque ele estudou entre 4 a 5 anos na graduação para fazer isso para o resto de sua vida profissional; na faculdade ele recebeu uma base estabelecida dentro de uma metodologia de ensino para prescrever dietas para qualquer tipo de pessoa, condição ou estado clínico e nutricional.
Além disso, no mínimo, esse profissional realizou pelo menos uma pós-graduação ou algum curso em alguma área da Nutrição, tornando ainda mais especialista em alimentação, o que lhe garante mais gabarito para a prescrição!
E somado o tempo de graduação e os cursos que ele realizou ao longo da carreira, tenho certeza que esse profissional ao prescrever uma dieta / cardápio, estará levando em consideração vários fatores como a vida e o contexto onde seu paciente se encontra, seu gasto calórico diário, seu paladar, suas necessidades físicas, pessoais e muitas vezes emocionais, para finalmente, colocar tudo isso num papel, na forma de prescrição dietética. E convenhamos, fazer tudo isso, não é nada fácil!
Não é raro quando um paciente nos procura para ganhar massa muscular, mas está com queda de cabelo, intestino preso, extremamente irritado ou ansioso, não consegue comer em casa por causa do trabalho, não dorme direito, entre diversas outras queixas! Observe bem se são todos esses aspectos que “as pessoas que passam dieta” por aí analisam ou se interessam antes de uma prescrição alimentar!
Nós, nutricionistas somos treinados a levar tudo isso em consideração na hora da prescrição. E não simplesmente encaixar um protocolo de gaveta de dieta low carb ou de dieta cetogênica ou de HCG para o paciente seguir e simplesmente, fazer dar certo.
Porque para se prescrever uma orientação alimentar, o profissional precisa ter conhecimento do contexto do indivíduo, e principalmente, entende-lo como um ser único. Sendo assim, toda dieta é específica e individualizada para cada pessoa.
Com base nesse texto, espero que tenha ficado mais claro a você, leitor, sobre a importância da atuação do profissional Nutricionista na sua vida, e desejo, sinceramente, que você possa, estar mais atento a quem você vai permitir que oriente a sua alimentação, independentemente do objetivo a ser conquistado!!