Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) você não está emagrecendo ou tendo resultados satisfatórios no seu acompanhamento porque você está com deficiência no baço–pâncreas, que é, segundo essa metodologia, o “órgão” responsável por digerir os alimentos que você consome, e absorver os nutrientes desses alimentos.
Quando em deficiência esse órgão não “digere” como deveria, e absorve a mais do que precisa fazendo você aumentar a retenção de líquidos (como aquelas que se apresentam como inchaço nas mãos e nos pés) e favorecendo a instalação da umidade do corpo.
Na MTC, a umidade, a estagnação de energia e o frio favorecem o desenvolvimento de cistos, miomas, endometriose, câncer e líquidos em geral que podem ficar estocados no corpo também na forma de gordura localizada, ou seja, você está engordando por excesso de umidade!
Para emagrecer, segundo o chinês, nós deveríamos fortalecer o baço–pâncreas evitando:
– leite e derivados de leite, principalmente aquelas pessoas que consomem todos os dias;
– açúcar em excesso;
– líquidos junto com a refeição e líquidos gelados, principalmente;
– dietas radicais como as restritivas onde as pessoas passam almoço e jantar apenas comendo saladas e alimentos crus;
– alimentos crus como as folhas crus numa salada, por exemplo, tem energia yin e precisam ser consumidos juntos com alimentos com energia yang, para equilibrar o trabalho e a função do baço-pâncreas;
– atividade física em excesso acaba com a energia do baço-pâncreas: por isso é tão comum ver pacientes exagerando nos treinos e não tendo resultados;
– ansiedade e preocupação em excesso detonam a energia do baço-pâncreas, aumentam o cortisol e mais uma vez, geram aumento da retenção de líquidos, da umidade, que favorece o aumento de cistos, miomas, endometriose e, gordura localizada.
Por isso, desde que descobri minha endometriose, venho trabalhando a Nutrição de uma forma diferente, e mais específica, usando esses conceitos da MTC na prescrição da dieta e tendo, muito mais resultados, seja no meu tratamento, seja com os pacientes.
Também, não podemos descartar a importância da acupuntura, onde normalmente indico meu acupunturista, o Dr. Roberto Monteiro, que vem sendo crucial na busca da remissão da minha endometriose.
Quer saber mais detalhes sobre o acompanhamento nutricional baseado na Medicina Chinesa?
Responda esse post ou mande um whats no (19) 98104-2212 e agende sua consulta!