TUDO COMEÇA PELA BOCA…
ou PELO INTESTINO??
No momento atual de crise e de pânico, a procura sobre o que comer ou que fazer para melhorar a imunidade, começou a tomar uma proporção significativa nas redes sociais!
Mas existe algum alimento em específico que garante imunidade a vírus?
Que eu saiba, NÃO, se não já teria acabado ou seu preço estaria supervalorizado ou até mesmo quem o venderia já estaria rico nesse momento.
Então, Sâmia, por que falarmos sobre esse tema já redundante?
Porque é importante que você saiba que imunidade é algo inato do nosso corpo, que está relacionado com o que comemos, como comemos, com nossa digestão e absorção (por isso, tão importante o intestino nesse contexto), com nosso estilo de vida, com nossa saúde mental (por isso, nutrir o corpo e a mente, ainda mais agora)!
Ter uma boa imunidade, segundo a Medicina Chinesa, significa equilibrar as “energias” de baço pâncreas, pulmão e rim, e para isso certos alimentos precisam ser consumidos, do jeito certo e com uma certa frequência, é claro.
Além disso, lembre-se do equilíbrio lá do intestino, do nosso microbioma: se estivermos comendo muita gordura e muito açúcar, haverá um desequilíbrio entre as bactérias lá no intestino, uma disbiose, aumentando bactérias patogênicas que vão “vazar” do intestino para a circulação, promovendo aumento de mediadores inflamatórios, ocasionando inflamação (ou seja, um monte de doença e de problemas podem ocorrer a partir daí), desde ansiedade e depressão, até queda de imunidade e doenças auto imunes.
Agora, comer vegetais e legumes de cor verde escuro, como brócolis, couve, espinafre e vagem, mais tubérculos, como mandioca, mandioquinha, abóbora, inhame (baço pâncreas), açafrão, cenoura, arroz integral, uva, mamão, mel, amêndoas, amendoim (pulmão), lentilha, framboesa, cranberry, semente de girassol, milho, gema de ovo (rim), água com limão, própolis, gengibre e geleia real, são sim dicas da Medicina Chinesa (de milhares de anos) que ajudam nesse equilíbrio todo que tanto queremos, mas que poucos conseguem ter na vida (citação do filme o Último Samurai, que por sinal, eu amo!!).
Enfim, queridos, mais do que nunca, atenção redobrada à alimentação de vocês agora, em quarentena: não é só uma questão de comer gostoso, vai além disso, é muito mais sobre comer gostoso e saudável!
Drª Sâmia Keller Luccas – Nutricionista Clínica e Esportiva – CRN3 20382