Lembram do óleo de coco que era tido como suuuuper saudável para se cozinhar, usar nas preparações e até consumir na forma pura??
Então… ele tem sido mais amplamente estudado e novos posicionamentos a seu respeito foram formulados desde então!
A Associação Brasileira de Nutrologia entende que, a partir dos estudos recentemente publicados, o óleo de coco quando comparado a outros óleos vegetais menos ricos em ácidos graxos saturados aumentou o colesterol total e o LDL- colesterol dos indivíduos estudados.
O que isso significa???? Que o óleo de coco apresenta como fonte predominante a gordura saturada e quando comparado aos óleos que são compostos predominantemente por gorduras insaturadas ele aumentou o colesterol ruim, elevando então a chance de eventos cardiovasculares (já que níveis mais altos de colesterol total e de colesterol ruim / LDL / são fatores de risco para doenças ou problemas relacionados ao coração!)!!
Por isso, é importante que se faça o uso mais racional desse óleo, e ele, por enquanto, não deve ser utilizado em todas as preparações culinárias, como muitas vezes se fez no passado!!
Se você gosta de usar esse óleo, faça um check-up bioquímico (exames de sangue) e procure um Nutricionista para ajustes individuais!!!