Quando começamos a alimentar sentimentos ruins, como o que está acontecendo no “momento coronavírus”, todo esse medo, insegurança, indignação e preocupação que estamos vivendo todos os dias, estão, certamente, atrapalhando a nossa saúde, estagnando o nosso Chi (energia vital, na medicina chinesa), ou seja, a circulação de energia pelo nosso corpo.
Essa estagnação da energia do Chi do corpo faz com que o sangue também fique estagnado, então, a circulação de sangue tende a ser comprometida, e nosso corpo sentirá mais isso principalmente no nosso tórax.
Por isso, os órgãos localizados no tórax como coração, pulmão e pericárdio serão os mais afetados, e consequentemente, o fígado, que tem uma relação estreita com o coração e com o pulmão.
Só que o fígado na MTC é o promotor da circulação de sangue e de energia vital para todos os órgãos e músculos, e como ela está estagnada lá no tórax o suprimento para outros locais do corpo fica deficiente. Como sentimos essa deficiência de energia e de sangue circulantes? Através das dores: músculos tensos, mais dores musculares… Uma pessoa com fibromialgia, por exemplo, vai sentir piorar e muito sua condição de dor nesses momentos de crise.
Outro ponto importante é o coração: ele controla a mente (Shen): quando estamos em perturbação, como no momento atual, o coração sente todo esse desequilíbrio mental e psíquico que estamos sofrendo, e exacerba novamente todas as emoções: os ansiosos ficarão mais ansiosos, os depressivos, mais depressivos ainda e por aí vai… TUDO se exacerbará!
Por isso o segredo é mover o Chi, para que nosso corpo volte ao equilíbrio!
E o que podemos fazer nesse momento para mover o Chi?
Apertar e estimular um ponto bem no meio do osso esterno (no tórax na altura dos mamilos), (pode ser durante o banho); fazer respirações mais profundas, pelo menos 3 vezes ao dia e consumir uns “alimentinhos” que estimulam o metabolismo e, consequentemente, fazem o sangue circular, como pimenta preta, gengibre, cardamomo, canela, anis… Lembrando que para quem já é paciente, nós já prescrevemos esses alimentos no cardápio ou até mesmo adaptado num shot matinal. E para quem ainda não conhece, usem com moderação e procurem orientação sempre de um Nutricionista!!
Portanto, se o momento é ficar em casa, vamos alimentar bons sentimentos, meditar mais, comer de forma mais certeira para estarmos mais equilibrados e sairmos melhor dessa do que quando entramos!
Drª Sâmia Keller Luccas
Nutricionista Clínica & Esportiva – CRN3 20382